Gosto de pensar em ‘Vende-se Castelo em Ruínas’ como uma síntese da arte que a gente quer produzir na 4E: original, multimídia e profundamente humana na sua apresentação. O filme começa como um conto, escrito em 2016. A atmosfera de fim dos dias e a instabilidade política conflagravam as pessoas cotidianamente, nas ruas, praças e redes. Esse clima caótico inspirou a escrita do texto em longas viagens de carro pelo Brasil, numa época de muita atividade na Amandinho, e em longos dias em que pouco acontecia e o mundo só era acessível em texto, áudio e vídeo. Destilando longas horas de conversas entreouvidas, livros lidos pela metade e conversa jogada fora em parágrafos intensos de uma espécie de realismo fantástico salgado pela maresia do atlântico.
Em 2025, por coisas da vida, retornei a esse texto pensando primeiro em fazer dele uma música, combinando dungeon synth, música medieval e drone para construir uma sonoridade que remete a tempos imemoriais, liminarmente posicionada entre o familiar e tudo o que escapa nossos sentidos.
Uma vez que a música estava pronta ficou claro pra gente que teríamos que fazer uma contraparte em vídeo para ela. Daí a gente saiu com celulares na mão pra filmar em vários pontos de Maceió citados no texto. A Liriz foi responsável pela parte visual do ‘Vende-Se’, e é impressionante como o estilo dela transparece no filme! As cores distorcidas e cheias de personalidade e a atmosfera de sonho complementaram perfeitamente a música, agora, trilha sonora.
Enfim, se você está recebendo este e-mail e leu até aqui te convido para assistir ao curta completo no YOUTUBE. Você também pode ouvir ‘Vende-Se Castelo em Ruínas’ em todas as plataformas de streaming, é uma forma completamente diferente de experienciar o texto que eu recomendo até mesmo se você já tiver lido o texto.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).


